Embora o conceito não seja novo o rapidshare foi considerado por muitos como o primeiro serviço web de hospedagem de ficheiros. Tudo começou com o lançamento do site rapidshare.de que foi a primeira versão do serviço que oferecia a hospedagem de arquivos por um certo periodo de tempo, normalmente um mês após não haver descarregamentos. Com a crescente procura por este tipo de serviço, a passagem de milhares de utilizadores das redes P2P que sempre foram censuradas pela partilha de ficheiros piratas começou uma nova revolução online ou seja as pessoas à volta do mundo começaram a utilizar este tipo de serviços para hospedar todo o tipo de conteúdos sem que tivessem de se preocupar com os seus IPs ou outra informação porque raramente ou nunca esta informação seria divulgada e os ficheiros carregados eram eliminados quando fosse apresentada uma queixa pelo um orgão competente e desta forma o rapidshare protegia os utilizadores enquanto oferecia um excelente serviço.
A expansão do rapidshare aconteceu com o registo do dominio rapidshare.com que no principio era o mesmo serviço de hospedagem mas oferecia publicidade ao utilizador como forma de rentabilizar a enorme demanda dos seus serviços. Com a implementação de contas premium, o processo mudou um pouco ou seja foi aumentado o tempo de espera para descarregar como forma de garantir a rentabilidade do serviço fazendo com que os utilizadores comprassem as suas contas para terem downloads directos entre outras regalias. E resultou, a empresa Alemã com sede na suíça era líder nos descarregamentos, estava bem classificada na alexa em vários países o que confirmava milhões de utilizadores e era considerada por muitos como o Blockbuster da internet com uma enorme reputação.
E como não podia deixar de acontecer, apareceu a concorrência que começou primeiro por oferecer serviços semelhantes ou seja a hospedagem de arquivos com menos tempos de espera e melhor taxas de transferências, mas o que puxou a empresa para o fundo foi mesmo a implementação de regalias pois os uploaders que carregassem ficheiros populares ganhavam prémios que podiam ser convertidos em estúpidos brinquedos para crianças, enquanto que a concorrencia implementava pagamentos. Por uma certa quantidade de pontos, que eram muito inferiores aos necessários pelo rapidshare os uploaders ganhavam dinheiro e contas premium o que fez com que os uploaders mais batidos no ramo começassem a utilizá-los para cobrir pelo menos despesas com os carregamentos.
Como os uploaders ditam um pouco as regras nas pesquisas pois os utilizadores finais só podem descarregar o que estes partilharam, a tendência para carregar virou para outros serviços e concorrentes directos do rapidshare.com o megaupload.com e o hotfile.com.
Gradualmente o rapidshare está a ser abandonado e só voltaram ao topo se apostarem na inovação bem como em ideias e conceitos novos que certamente surgiram. Quanto à nova política de prémios que oferece a possibilidade de doar dinheiro para instituições como a Caritas por muito caridosos que sejamos não penso que estejamos dispostos a doar todos os pontos sem receber nada em troca. Não somos ricos somos utilizadores de internet.
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