Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010

A subida e a queda do rapidshare

Embora o conceito não seja novo o rapidshare foi considerado por muitos como o primeiro serviço web de hospedagem de ficheiros. Tudo começou com o lançamento do site rapidshare.de que foi a primeira versão do serviço que oferecia a hospedagem de arquivos por um certo periodo de tempo, normalmente um mês após não haver descarregamentos. Com a crescente procura por este tipo de serviço, a passagem de milhares de utilizadores das redes P2P que sempre foram censuradas pela partilha de ficheiros piratas começou uma nova revolução online ou seja as pessoas à volta do mundo começaram a utilizar este tipo de serviços para hospedar todo o tipo de conteúdos sem que tivessem de se preocupar com os seus IPs ou outra informação porque raramente ou nunca esta informação seria divulgada e os ficheiros carregados eram eliminados quando fosse apresentada uma queixa pelo um orgão competente e desta forma o rapidshare protegia os utilizadores enquanto oferecia um excelente serviço.

A expansão do rapidshare aconteceu com o registo do dominio rapidshare.com que no principio era o mesmo serviço de hospedagem mas oferecia publicidade ao utilizador como forma de rentabilizar a enorme demanda dos seus serviços. Com a implementação de contas premium, o processo mudou um pouco ou seja foi aumentado o tempo de espera para descarregar como forma de garantir a rentabilidade do serviço fazendo com que os utilizadores comprassem as suas contas para terem downloads directos entre outras regalias. E resultou, a empresa Alemã com sede na suíça era líder nos descarregamentos, estava bem classificada na alexa em vários países o que confirmava milhões de utilizadores e era considerada por muitos como o Blockbuster da internet com uma enorme reputação.

E como não podia deixar de acontecer, apareceu a concorrência que começou primeiro por oferecer serviços semelhantes ou seja a hospedagem de arquivos com menos tempos de espera e melhor taxas de transferências, mas o que puxou a empresa para o fundo foi mesmo a implementação de regalias pois os uploaders que carregassem ficheiros populares ganhavam prémios que podiam ser convertidos em estúpidos brinquedos para crianças, enquanto que a concorrencia implementava pagamentos. Por uma certa quantidade de pontos, que eram muito inferiores aos necessários pelo rapidshare os uploaders ganhavam dinheiro e contas premium o que fez com que os uploaders mais batidos no ramo começassem a utilizá-los para cobrir pelo menos despesas com os carregamentos.

Como os uploaders ditam um pouco as regras nas pesquisas pois os utilizadores finais só podem descarregar o que estes partilharam, a tendência para carregar virou para outros serviços e concorrentes directos do rapidshare.com o megaupload.com e o hotfile.com.

Gradualmente o rapidshare está a ser abandonado e só voltaram ao topo se apostarem na inovação bem como em ideias e conceitos novos que certamente surgiram. Quanto à nova política de prémios que oferece a possibilidade de doar dinheiro para instituições como a Caritas por muito caridosos que sejamos não penso que estejamos dispostos a doar todos os pontos sem receber nada em troca. Não somos ricos somos utilizadores de internet.

publicado por Net DOT às 14:42
link | comentar | favorito

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Sla.ckers.org, uma fonte ...

. Domain Value A, Envia o t...

. Com que então um serviço ...

. Nic.cz.cc, domínios gratu...

. Freedomain.ce.ms, domínio...

. Titulo e Metatags são imp...

. Falha nas imagens no My O...

. Likebutton.me, Sabe quant...

. Converter imagens no Wind...

. Bug no Speed Dial no Oper...

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

.Contacto & mais

Envia os teus emails e sites para análise para celsobento2009@gmail.com

.Parcerias

Aluga Som
Audiencia e Emissoras
Paquetaense
Tolemado
A Fazenda Record
Carpanteando
Realidade Perdida
Caminho Gospel
Pico Pereira
coisa legal
Leandro Meneghin
Mundo Leitor
Cozinha & Coisinhas
Psicopati
Free Or Mind
Arquivos Tio Sam
Seu Sucesso Aqui
Centelha Sagrada
dica de cozinha
Allys Downloads
Daiblog
carros tunados
Movies Online Jeff
Simpatias da Web
Grandes Mensagens
Algo Se Perdeu
O Gule
Curiosidades do Vale do Ribeira
Soh Downloads Gospel
Rivas Animes
História & Simbolos
Assessoria Educacional
BBB Mania
Dash Games Download
Cultura Leste
De tudo um pouco se tem
De olho no Mundo
A Negociação

Blog do Sergio Batisteli